Ministérios de Serviço

COMUNICAÇÃO SOCIAL

O Ministério de Comunicação Social tem como objetivo dar uma resposta eficaz e clara ao anúncio do evangelho de Jesus Cristo neste terceiro milênio.

Quando o anjo Gabriel comunicou o plano de salvação do Pai à virgem Maria, ela pôs-se a pensar o que aquilo significava; “Entrando, o anjo, disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.”(LC 1, 28). Aconteceu ali a maior comunicação de todos os tempos – o projeto de salvação de Deus para com o seu povo se realizava – e após o diálogo com o anjo, a resposta de Maria foi um SIM, sem hesitação nenhuma.

O MCS, da Renovação Carismática Católica (RCC), assim como Maria, também vem responder o seu SIM, buscando levar o nome de Jesus Cristo a todos os lugares possíveis, através dos meios de comunicação social: rádio, tv, jornais, revistas, internet, etc, e além de se colocar disposição dos demais ministérios para um trabalho de marketing, fazendo com que as pessoas que têm fome e sede de Jesus, vejam de forma mais clara e evidente que a salvação é para todos.

Dentro do Emanuel, o Ministério de Comunicação se reúne uma vez por semana para orar e ver na vontade do Senhor o direcionamento para a realização de suas tarefas, que além do envolvimento com os meios de comunicação, também se responsabiliza pela confecção de lembrancinhas, murais e ornamentações. Buscamos sempre, através de nosso trabalho (seja manual, seja eletrônico), passar uma mensagem de amor e levar o nome do Senhor para onde quer que seja.

São Gabriel Arcanjo, rogai por nós!

Responsável do Ministério: Evelyn Antunes

DANÇA

A dança é o sorriso da alma.

Através da dança em meio a tanto movimentos, fortes, leves, intensos, rápidos, lentos, é possível expressar o que esta em nosso ser, em nosso viver. Sendo capaz de mover corações, arrancar sorrisos e lagrima, encantar os olhos de quem assiste e transformar a vida daquelas que dançam. A dança é simplesmente ato de louvar. É o ápice do louvor, é o momento em que palavras já não são suficientes para expressar tamanha gratidão e amor ao senhor Deus.

Em II Samuel 6: 12 – 16, Davi extravasa toda sua alegria dançando diante do Senhor por estar transportando a Arca para Jerusalém, que representava a presença de Deus no meio deles, e assim nos ensina a louvar.

O Espírito Santo vem movendo e capacitando uma legião de dançarinos para louvar a Deus e evangelizar através da dança e com passos firmes, movimentos leves, capaz de tocar e evangelizar um coração, fazendo com que as pessoas sintam a alegria, o amor de ter uma vida em Cristo Jesus. E é nesse agir do Espírito que o Ministério de dança do Grupo de Oração Jovem Emanuel, conta com quatro (4) integrantes, que se reúnem toda semana para rezar, meditar a palavra, ouvir a vontade de Deus para o ministério, partilhar a dança e com base nas orações montamos as coreografias.

“Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Deus de todas as tribos de Israel, e elas serão o meu povo… o povo que escapou da espada achou graça no deserto… com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí… ainda te edificarei e serás edificada, ó virgem de Israel. Ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com coro de dança, e também os jovens e os velhos, e tornareis o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza”. (Jeremias 31: 1-4, 13)

Responsável do Ministério: Thaynara Passos

INTERCESSÃO

A Intercessão foi um dos primeiros ministérios que surgiu nos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica. Primeiramente porque quando as pessoas começam a viver a graça do Batismo no Espírito Santo (identidade da RCC), ou seja a vivência da graça Pentecostal, Deus suscita o carisma da Intercessão. São servos deste ministério, pessoas que se identificam mais intensamente com as dificuldades, doenças e problemas dos participantes do Grupo de Oração e de toda a humanidade e procuram, ao exercer o Ministério de Intercessão, estar sempre orando em equipe por todas as realidades presentes dentro do Grupo, do movimento (RCC) e da Igreja.

Dentro do Emanuel, o Ministério de Intercessão é composto por jovens que têm buscado uma vida de santidade e, repletos de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus, diariamente são engajados numa batalha espiritual em favor das diversas necessidades apresentadas. É na reunião semanal deste ministério, que os servos escolhidos a compor esta quipe, cheios dos Dons do Espírito Santo, clamam a unção e a graça de Deus, e na direção apresentada pelo Senhor, junto da presença de Maria e edificados na Palavra têm o discernimento da vontade do Pai para o Grupo de Oração Jovem Emanuel.

A missão do Ministério de Intercessão é “Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.” (Efésios 6, 18)

Santa Maria, grande Intercessora, Rogai por Nós!

Responsável do Ministério:  Roberta Esperidião

LITURGIA

“Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo-o abençoado, partiu-o e, distribuindo aos seus discípulos disse: ‘Tomai e comei, isto é o meu corpo’. Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-o a eles dizendo: ‘Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da nova Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados. Eu vos digo: não beberei mais deste fruto da videira até o dia em que convosco beberei o vinho novo no Reino do meu Pai’.” (Mt 26, 26-29)

Jesus ao abençoar o pão e o vinho e partilha-los na Santa Ceia, institui o Sacramento da Eucharistia (do grego – ação de graças), Sua comunhão com a humanidade, com a comunidade e particularmente com cada um, que se renova a cada instante em que é realizada uma consagração.

O ministério de Liturgia é responsável pela liturgia da Santa Missa, que se resume às leituras, à oração da comunidade (preces), à coleta das oferendas e a realizar alguma dinâmica

A missa celebra a paixão e a morte de Jesus Cristo (desde o momento em que o presbítero beija o altar simbolizando o beijo de entrega que Judas Scariotes deu em Jesus) até a ressurreição (onde Cristo se faz presente em cada hóstia e em cada partícula). Somos chamados a celebrar o Corpo e o Sangue de Cristo até a Parusia, onde o Senhor voltará glorioso para comungarmos juntos de Maria, mãe santíssima, anjos e todos os santos o próprio Deus Uno e Trino!

Responsável do Ministério: Maurício Kubaski

TEATRO

Assim como diz são Paulo em sua carta ao povo de Corinto: “Para os judeus, fiz-me judeu, a fim de ganhar judeus. Para os que estão sujeitos à lei, fiz-me como se estivesse sujeito à Lei – se bem que não esteja sujeito à lei –, para ganhar aqueles que estão sujeitos à Lei. Para aqueles que vivem sem a Lei, fiz-me como se vivesse sem a Lei – ainda que não vivesse sem a Lei de Deus, pois estou sob a Lei de Cristo –, para ganhar os que vivem sem a lei. Para os fracos, fiz-me fraco, a fim de ganhar os fracos.” (1Cor 9,20-23); é assim, tornando-se tudo a todos a fim de conquistá-los, que o ministro do Teatro atua

A função do ministro de teatro no Grupo de Oração Jovem Emanuel é levar a palavra de Deus a todos por meio da expressão corporal, deixar com que o Senhor faça Sua obra através da expressão de seus servos.

Da mesma forma que Jesus falava em parábolas às multidões, os ministros do Teatro são chamados a levar a palavra de Deus a todos, com uma linguagem acessível e simples.

Que todo palco seja abençoado e transformado em altar e todo ator seja a oferenda a Cristo, transformando-se no reflexo do Cristo ressuscitado!

Responsável do Ministério: Pedro Henrique Santi




Nenhum comentário:

Postar um comentário